Activismo Juvenil em Rede
O projecto
Activismo juvenil em rede: media digitais, movimentos sociais e cultura participativa entre jovens activistas, é um projecto de investigação com um carácter exploratório, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (EXPL/IVC-COM/2191/2013), através do qual se pretende estudar diferentes formas de activismo e participação da juventude (e não só) na esfera pública, dando particular ênfase à utilização de tecnologias e media digitais enquanto recurso e forma de organizar diferentes práticas activistas.
Mais especificamente, pretendemos estudar diferentes protagonistas juvenis (embora não exclusivamente), designadamente jovens activistas ligados a movimentos sociais recentes, profundamente empenhados em causas sociais e políticas específicas, que expressam o seu descontentamento nas ruas mas também através da internet, organizando-se em (e através da) rede, dando assim um alcance (tanto local como global) às suas práticas e reivindicações.
A internet, e a organização em rede, vem permitir dar voz a estes grupos, sustentando a comunicação alternativa e discussão pública, contribuindo para interligar esforços individuais em torno dos mesmos interesses e actividades. Deste modo, os circuitos digitais apresentam-se simultaneamente como complementares e alternativos aos circuitos offline, permitindo a divulgação e partilha nacional e transnacional de práticas de outro modo locais, criando movimentos sociais em rede. Captar a interdependência entre os circuitos online e offline, e a sua articulação local e global, constituem duas dimensões essenciais desta investigação.
O presente estudo insere-se no âmbito de um projecto transnacional (GENIND), que visa comparar os movimentos sociais emergentes em vários países do sul da Europa e noutros pontos do mundo. Pelas afinidades existentes entre ambos os contextos, a recolha a realizar em Portugal será comparada sobretudo com a que se encontra a ser realizada em Espanha, embora tenha como pano de fundo o restante material empírico e o enquadramento geral do projecto.