top of page

Equipa do projecto

 

 

José Alberto Simões (Coordenador)

É doutorado em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde lecciona no Departamento de Sociologia. É igualmente investigador do CESNOVA — Centro de Estudos de Sociologia da Nova (FCSH-UNL). Tem investigado em vários projectos (nacionais e internacionais) nas áreas da sociologia da cultura, juventude e comunicação. Integra, desde 2006, a rede de investigadores do projecto EU Kids Online, coordenado pela London School of Economics and Political Science. Actualmente, além de ser o investigador responsável pelo presente projecto, coordena também a participação portuguesa no projecto europeu Net Children Go Mobile (www.netchildrengomobile.eu). Para além de vários capítulos de livros e artigos científicos sobre os anteriores temas, publicou ou co-organizou: A produção das mobilidades: redes, espacialidades e trajectos (co-organização, Imprensa de Ciências Sociais, 2009), Entre a rua e a internet: um estudo sobre o hip-hop português (Imprensa de Ciências Sociais, 2010) e Crianças e Internet em Portugal (co-organização, MinervaCoimbra, 2012).

Jordi Nofre i Mateo

Jordi Nofre (Barcelona, 1978) é Doutorado em Geografia Humana pela Universidade de Barcelona (Catalunha). Desde inícios de Janeiro do ano 2010 é bolseiro de pós-doutoramento da FCT no Centro de Estudos de Sociologia da Universidade Nova de Lisboa (CesNova). Atualmente, tem duas grandes áreas de investigação: Geografia social da juventude de países do Sul de Europa em tempos de crise; e lazer nocturno, transformações urbanas e segregção social na cidade neoliberal. É membro integrado de dois projetos internacionais I+D: 1) “Empowering Youth in the Arab World: Towards a New Social Contract” (SAHWA-European Research Council -FP7-SSH.2013.4.1-2); e 2) “The Outraging Generation. Space, Power, and Culture in Youth Movements of the year 2011. A transdisciplinar perspective” (GENIND- CSO2012-34415- MINECO).

Inês Pereira

Inês Pereira é licenciada em Sociologia (ISCTE-IUL) e doutorada em Antropologia Urbana (ISCTE-IUL, URV) É investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL, estando de momento a desenvolver uma pesquisa de pós-doutoramento sobre Movimentos em defesa dos dsireitos digitais. É também Professora Auxiliar Convidada na FCSH-UNL e no ISCTE-IUL. As suas principais áreas de interesse são: Movimentos Sociais Contemporâneos, Análise de Redes Sociais e Usos políticos das novas tecnologias de informação.Colaborou em diversos livros, sendo também autora de artigos e capítulos de livros. Entra as suas publicações destaca-se: Feixa, Carles, Inês Pereira e Jeff Juris (2009), ‘Global Citizenship and the ‘New, New’ Social Movements: Iberian Connections’, Young, Nordic Journal of Youth Research e Cardoso, Gustavo, Rita Espanha (orgs.), Daniela Santiago, Eduardo Cintra Torres, Tânia Soares, Susana Santos, Tânia Cardoso, Carlos Cunha, Pedro Pereira Neto, José Pedro Castanheira, Isabel Resende, Luis Proença, Artur Cassiano e Inês Pereira (2006), Comunicação e Jornalismo na Era da Informação, Campo dos Media.

Ricardo Campos

Doutorado em Antropologia Visual, investigador auxiliar no Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais e vice-coordenador da pós-graduação em Estudos Juvenis e Comunitários (UniversidadeAberta). É igualmente membro fundador e co-coordenador da Rede Luso-Brasileira de pesquisa em Artes e Intervenções Urbanas, para além de co-editor da revista internacional Cadernos de Arte & Antropologia . Ao longo dos anos tem realizado pesquisa em vários centros de investigação, em torno das temáticas das culturas juvenis urbanas, da arte urbana, dos media digitais, da antropologia visual e da cultura visual, tendo diversos capítulos de livros e artigos em revistas nacionais e internacionais sobre estes temas. É autor das obras Introdução à cultura Visual. Abordagens teóricas e metodológicas (Mundos Sociais, 2013), Porque pintamos a cidade? Uma abordagem etnográfica ao graffiti urbano (Fim de Século, 2010) e co-organizador dos livros Uma cidade de Imagens (com Andrea Mubi Brighenti e Luciano Spinelli, Mundos Sociais, 2011) e Popular & Visual Culture: Design, Circulation and Consumption (com Clara Sarmento, Cambridge Scholars Publishing, no prelo).

Pedro Nunes

Investigador Integrado no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo sido anteriormente Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Ciências Sociais e de Gestão da Universidade Aberta e Professor Adjunto na Escola Superior de Artes e Design. É licenciado em Sociologia pela FCSH-UNL e doutorado em Sociologia dos Media pelo Stirling Media Research Institute da Universidade de Stirling, Reino Unido. As suas áreas de interesse incluem a Popular Music e os Estudos Culturais e dos Media, tendo realizado investigação e publicado sobre temas diversos como Jornalismo e Crítica Musical, a Indústria Fonográfica e Música e Juventude, abordando o caso específico do Movimento Hip-Hop em contexto Português.

Mafalda Esteves

Mafalda Esteves é psicóloga social pela Universidade de Coimbra e mestre em intervenção psicossocial pela Universidade de Barcelona com especialização em Ação e Intervenção Comunitária. Integrou durante vários anos o Group de Estudis en Psicologia Cultural, Comunitária y Política (GEPCCiP) onde desenvolveu experiência em investigação no âmbito da psicologia social e construção de processos comunitários. Integrou o projecto “La acción comunitária como organización empoderadora y sus efectos sobre el capital social y el empowerment. Un estudio de caso: EL Plan de Desarrollo Comunitario de la Barceloneta” em 2012, financiado pela Universidade de Barcelona. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a participação cívica e ação comunitária, juventude, ativismo e movimentos sociais e práticas artísticas ao serviço da mudança social.

bottom of page